30 Maio, 2018
Centro Hospitalar Tondela Viseu: concentração a 4 junho pela contratação de mais enfermeiros
Mantêm-se o problema crónico da carência de enfermeiros, aumentando os níveis de exaustão física e psicológica com maior probabilidade de erro clínico e consequente diminuição da segurança e qualidade dos cuidados prestados.

 

Apela-se à participação de todos na concentração a 4 de junho, na entrada principal do Centro Hospitalar Tondela Viseu, das 11h00 às 13h00.

 

Decorrente do abaixo-assinado subscrito por mais de metade dos enfermeiros da instituição, solicitámos e reunimos a 25 de maio com a administração da qual resultaram compromissos e o seu reconhecimento da grave carência de enfermeiros.

 

Reformulação do Conselho de Administração

Está a decorrer o reajustamento da administração hospitalar. Vai ser nomeado brevemente um novo diretor clínico, por forma a ultrapassar alguns constrangimentos existentes.

Carência de enfermeiros

O Conselho de Administração (CA) tem inseridos na plataforma 20 pedidos de contratação. Até ao momento não tem existido, por parte da tutela, autorização para a celebração dos contratos.

Assumem que é necessária a contratação de cerca de 60 enfermeiros com a implementação das 35h como Plano Normal de Trabalho.

Confirmaram a cessação de alguns contratos e, em breve, de mais alguns, tendo afirmado não existir qualquer garantia da continuidade dos colegas em funções.

Sugerimos que o CA solicitasse a reconversão destes contratos em contratos sem termo uma vez que os enfermeiros em causa se encontram já integrados, permitindo assim uma otimização das suas competências.

Pagamento de Trabalho Extraordinário (Circular Normativa n.º 13/2017)

O CA reconhece que existe de facto um valor significativo acumulado de horas (+30.000). Tendo apresentado um plano de pagamento das mesmas:

  • Pagamento de todas as horas acima de 80, até 31 de julho de 2018;
  • Pagamento de todas as horas acima de 40, até 31 de outubro de 2018;
  • Pagamento de todas as horas acima de 20, até 31 de dezembro de 2018.

Tomámos nota deste planeamento, alertando, para o modo de pagamento dessa horas, e reforçou o que sempre tem defendido – o pagamento de todas as horas efetuadas para além do Plano Normal de Trabalho, no
final de cada mês. Reconhecendo que a única solução é a contratação enfermeiros.

Pagamento do suplemento remuneratório aos enfermeiros especialistas

O CA referiu que o pagamento foi efetuado a todos os enfermeiros com o titulo de especialista e que nunca haviam ingressado na categoria na anterior carreira.

Exceção feita a 4 enfermeiros especialistas em Saúde Comunitária porque não exercem essas funções.

Confirmam a existência de 2/3 casos que não foram regularizados por falta de informação. E ainda os que ingressaram na categoria na anterior carreira mas que serão regularizadas no próximo mês de junho.

Descongelamento de escalões

Confirmado pelo CA a sua concretização, previsivelmente no mês de julho.

Vamos manter-nos vigilantes e intervirá em nome dos seus associados caso o processo não decorra da forma que sempre defendeu.