11 Maio, 2020
Aveiro: conferência de imprensa – dia 12 de maio às 14h45
Os enfermeiros da Urgência do Hospital de Aveiro declinam toda e qualquer responsabilidade inerente às consequências decorrentes de uma instrução de trabalho que tem como objetivo uniformizar o circuito e abordagem nas Emergências do Doente Pediátrico sem critérios para Covid-19.

 

Convidamos os Srs. jornalistas para uma conferência de imprensa em frente à entrada principal do Hospital de Aveiro, amanhã, dia 12 de maio às 14h45.

Os enfermeiros da urgência do Hospital de Aveiro, pertencente ao Centro Hospitalar Baixo Vouga, EPE (CHBV), foram confrontados com uma Instrução de Trabalho de 30 de abril último emanada pela administração do CHBV, com o objetivo de uniformizar o circuito e abordagem nas Emergências do Doente Pediátrico sem critérios para Covid-19.

Esta Instrução de Trabalho engloba as emergências não passíveis de estabilizar no atual espaço da Urgência Pediátrica Não Covid (a qual sabemos não dispor de sala de Emergência, e que encerra às 20h todos os dias) e que serão observadas e acompanhadas na Sala de Emergência Não Covid da Urgência Geral/Adultos.

A Sala de Emergência Não Covid da Urgência Geral/Adultos constitui-se por 3 boxes de observação de todo o tipo de patologias do doente crítico e não está de modo algum munida de dispositivos médicos, terapêutica (instrução refere que foi colocado na sala um saco de transferências da Pediatria), nem de Enfermeiros que possam garantir a Segurança e Qualidade no Atendimento e prestação de cuidados eficientes e centrados nas necessidades do doente pediátrico, através de uma rede de intervenções coordenadas e sistematizadas (a equipa de Enfermagem da Urgência Geral/Adultos apenas teve conhecimento pela publicação na Intranet do CHBV).

Ao aplicar-se esta instrução de trabalho a todos os profissionais envolvidos, sublinhando esta que a responsabilidade recai, não apenas na Equipa de Enfermagem e Equipa Médica do serviço de Urgência Pediátrica, mas também na Equipa de Enfermagem da Urgência Geral/Adultos, os Enfermeiros da urgência do Hospital de Aveiro, irão fazer chegar um abaixo-assinado à administração do CHBV, tendo em consideração que a presente situação envolve a segurança do doente pediátrico, no sentido de serem tomadas as necessárias medidas reparadoras no mais curto espaço de tempo.

Mais referem os enfermeiros da Urgência Geral/Adultos que declinam no Conselho de Administração do Centro Hospitalar Baixo Vouga, EPE, toda e qualquer responsabilidade inerente às consequências decorrentes desta instrução de trabalho.

Nota enviada aos media a 11 de maio 2020