25 Julho, 2016
Falta de viaturas nos Cuidados Continuados de Albufeira sem Cuidados no domicílio durante o fim de semana e Loulé reduz número de visitas.

 

Os utentes do Concelho de Albufeira estiveram sem cuidados de enfermagem no domicílio durante este fim de semana, por avaria da viatura da Equipa de Cuidados Continuados Integrados, não tendo sido encontrada outra alternativa.

No Concelho de Loulé, metade da frota automóvel já estava na oficina e sexta-feira parou mais uma viatura, o que levou à redução do número de visitas domiciliárias.

Entre 2014 e 2015 foram realizadas menos cerca de 1070 visitas domiciliárias neste Concelho.

A falta de viaturas é um problema que o SEP tem vindo sistematicamente a levantar junto da ARS, mas não é só nas visitas domiciliárias de enfermagem que se notam as falhas, também na saúde escolar ou na fisioterapia, entre outros projetos.

O ACES Central identifica a falta de 7 viaturas, enquanto o ACES Barlavento avalia a falta 11. Igualmente necessário é a desburocratização para o conserto das viaturas, já que podem levar meses até a avaria estar solucionada. É o caso de Loulé que aguarda por uma viatura desde outubro e outra desde janeiro. Já para não falar dos pneus “carecas” que aguardam há demasiados quilómetros que apareça alguém que os troque.

É urgente a aquisição de viaturas para os cuidados de saúde primários e cuidados continuados, para que possam prosseguir a sua missão.

Informação enviada à Comunicação Social a 25 de julho de 2016.