18 Maio, 2018
Em foco com o Partido Comunista a contratação de mais enfermeiros no Algarve
Reunimos com a Direção da Organização Regional do Algarve (DORAL) do Partido Comunista Português (PCP), Deputado Paulo Sá, eleito pelo círculo de Faro na Assembleia da República e Celso Costa, membro do Comité Central e do Secretariado da DORAL, para fazer um ponto da situação das várias matérias relacionadas com os enfermeiros algarvios.

 

Nesta reunião abordámos a necessidade da reabertura da Delegação Regional do Algarve do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) e do Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) de Faro, conforme compromisso do Governo desde o final de 2016.

Referimos a necessidade de contratação urgente de enfermeiros para o Centro Hospitalar Universitário do Algarve (CHUA), para fazer face não só à carência estrutural mas também para garantir que a 1 de julho, a passagem para as 35 horas dos enfermeiros a CIT, acontece efetivamente. Ainda, a urgência em regularizar milhares de horas em dívida.

Esta matéria levou o PCP a colocar uma pergunta ao Governo a 9 de julho.

No âmbito do recrutamento foi também abordada a necessidade do funcionamento em pleno do Centro de Medicina de Reabilitação do Sul.

Nos Cuidados de Saúde Primários explicámos a dificuldade em dar resposta aos utentes devido à falta de viaturas e à recente situação em que a Administração Regional de Saúde (ARS) notificou duas enfermeiras para pagamento de danos nas mesmas.

A dificuldade na aquisição de viaturas é um problema que urge ultrapassar.

Apesar de alguns processos de mobilidade, continua a existir carência de enfermeiros nas diferentes unidades dos Cuidados de Saúde Primários razão pela qual é urgente o preenchimento total das 774 vagas do concurso, a nível nacional, que está por concluir.

No caso do Algarve são 12 postos de trabalho que estão por ocupar. Salientámos a premência em rever os mapas de pessoal dos 3 Agrupamentos de Centros de Saúde da região.