14 Abril, 2012
Enfermeiros a Contrato Individual de Trabalho passaram a ganhar as horas de qualidade e suplementares

 

 

Sempre defendemos, também juridicamente, que os Contratados Individuais de Trabalho deveriam receber as horas de qualidade e extraordinárias pelo DL 62/79, por imposição do Orçamento de Estado de 2011. Essa mesma argumentação assumiu junto à ACSS.

Finalmente a recompensa chegou! Muitos foram os que não acreditaram mas esta conquista deve fazer-nos repensar porque juntos somos mais difíceis de derrotar. 

Pagamento das horas manteve-se pelo DL 62/79 aos CTFP e agora também aos CIT. Ainda, o reposicionamento dos colegas graduados, nível I, manteve-se este ano, conseguimos a reposição das verbas indevidamente retiradas em 2011,  mantivemos o direito ao descanso compensatório em caso de trabalho extraordinário, conseguimos a fixação de enfermeiros com CIT por tempo indeterminado em muitas instituições e a readmissão de enfermeiros já despedidos.

Não esquecemos que já estamos em situação de descriminação salarial desde 2000, que se mantém um congelamento que impede o desenvolvimento na carreira, que falta regular as grelhas para os CIT e que centenas de enfermeiros especialistas estão a ser explorados há vários anos, por não auferirem uma remuneração que valorize as suas competências!

Continuaremos a pugnar pela construção de uma grelha salarial que nos dignifique, por condições de trabalho seguras, pela qualidade do SNS e pela valorização do nosso trabalho.