19 Agosto, 2013
A recente falta de vacinas, as faltas recorrentes de material (luvas, ligaduras, pensos específicos) e o despedimento de centenas de enfermeiros nos centros de saúde; acresceram recentemente às dificuldades que Ministério da Saúde/Governo tem criado recorrentemente no SNS com impacto nas instituições, das quais o concelho de Almada não é exceção.


É inadmissível que utentes e profissionais carreguem o ónus de uma gestão danosa que desinveste em áreas essenciais como a saúde e não olha a meios para manter privilégios de alguns.

Enquanto no SNS as admissões se fazem a conta-gotas e se incentiva a precariedade e saída de profissionais (imigração, rescisões, despedimentos, reformas); as nomeações avulso e sem o crivo de um concurso público, multiplicam-se sem pudor neste governo.

Os profissionais/trabalhadores da área da saúde, com condições de trabalho cada vez mais degradadas, muitos com a sua própria saúde rapidamente deteriorada nos últimos tempos, devido aos efeitos da sobrecarga de trabalho, que acresce ao risco e penosidade próprio das profissões que lidam diariamente com o sofrimento, a doença e a morte, denunciam a necessidade urgente de investir na saúde e vida dos utentes.

Em defesa do SNS, único garante de saúde da equidade e acessibilidade para todos os cidadãos, utentes, autarquia e profissionais/trabalhadores, estarão em vigília frente ao Hospital Garcia de Orta, dia terça-feira, dia 20 das 16h30 às 20h.

Informação enviada à Comunicação Social a 19 de agosto de 2013