2 Outubro, 2017
Negociações com o Ministério da Saúde entram numa etapa decisiva
Decorrente do processo negocial iniciado a 22 de março deste ano e pela proximidade da entrega da proposta de Orçamento do Estado para 2018, as negociações entram numa fase crucial.

 

A greve decretada pela CNESE (SEP e SERAM), após a reunião negocial a 14 de setembro, tinha como objetivo continuar a pressionar o Governo para evoluir nas suas posições.

Na reunião de 29 de setembro, o Ministério da Saúde não evoluiu o suficiente para que houvesse qualquer acordo. No entanto, registando a evolução de algumas posições do Ministério da Saúde, e face à marcação de nova reunião negocial, para dia 9 de outubro, a CNESE suspendeu a greve decretada para 3, 4 e 5 de outubro. À proposta apresentada pelo Ministério da Saúde, em plena reunião, CNESE apresentou uma contraproposta.

 

Ponto de situação atual

1. Reposição dos valores das “Horas de Qualidade/Penosas”

A CNESE valoriza a reposição do valor integral destas horas em 2018. Regista a evolução do Governo de iniciar esta reposição, ainda que faseada, não em abril (anterior proposta) mas já a partir de janeiro.

Atualmente recebe-se 50% do valor devido. A proposta de reposição dos 50% em falta é a seguinte:

  • janeiro, fevereiro e março – 20% (mês)
  • abril, maio e junho – 30% (mês)
  • julho, agosto, setembro, outubro e novembro – 50% (mês)
  • dezembro – 100%

 

2. 35 horas semanais e ACT para Enfermeiros com CIT

A CNESE valoriza a passagem das 40 horas para as 35 horas semanais em 2018. Regista a evolução do Governo de concretizar esta transição a 1 de julho e não durante o segundo semestre (que poderia ser a 31 de dezembro – anterior proposta).

Para o ACT aplicável aos Enfermeiros com CIT, cuja negociação se inicia a 16 de outubro e que visa regular, para além das 35 horas, a Avaliação do Desempenho, as regras de alteração de posicionamento remuneratório, a diferenciação remuneratória para Enfermeiros Especialistas e o modelo de recrutamento, a CNESE propôs a contagem de todo o tempo de serviço/reconversão em pontos do tempo de serviço exercido, para efeitos de progressão.

 

3. Diferenciação remuneratória para Enfermeiros Especialistas e revisão da Carreira de Enfermagem

O Governo manteve a inaceitável proposta de suplemento de € 150,00 para Enfermeiros Especialistas.

Decorrente da vontade expressa dos Enfermeiros, que exigem que a valorização aconteça pela via da Carreira, a CNESE exigiu e o Governo aceitou:

i) que este suplemento seja transitório até à revisão da Carreira de Enfermagem

ii) e que a revisão da Carreira ocorra em 2018.

Ainda assim, a CNESE contrapropôs € 412,00 para todos os Enfermeiros detentores do título de Especialista e cujo domínio de especialização se enquadre na missão da instituição, por forma a não permitir aplicações arbitrárias e a garantir que nenhum Enfermeiro com o título de Especialista ganhe menos que Especialistas de outros grupos profissionais da saúde.

Relativamente à revisão da Carreira de Enfermagem em 2018 (DL n.ºs 247 e 248/2009), o Governo já assumiu, como exigiu a CNESE, que essa revisão enquadrará a negociação das grelhas salariais e da sua estrutura.

A CNESE exige ainda que esta revisão de Carreira:

  • seja finalizada até ao final do primeiro semestre de 2018
  • e enquadre a valorização e a dignificação de todos os Enfermeiros, incluindo os que prosseguem funções de Especialista e funções de Gestão.

 

Etapas Negociais


1. Prioridades para o Orçamento do Estado para 2018

Decorrente dos compromissos/negociações dos últimos meses, é prioritário negociar e decidir para este Orçamento do Estado:

  • Horas de Qualidade;
  • 35 horas semanais para CIT;
  • Diferenciação remuneratória para Enfermeiros Especialistas;

Ainda que as negociações decorram “noutra sede” – no Ministério das Finanças (entre Governo e Frentes Sindicais da Administração Pública: Frente Comum, FESAP e STE), o descongelamento das progressões é matéria prioritária para este Orçamento do Estado e é visado na reunião da Frente Comum e do Governo, a 6 de outubro.

2.  ACT aplicável aos Enfermeiros com CIT: começa a ser negociado a 16 de outubro de 2017.

3. Revisão da Carreira de Enfermagem: começa a negociação no início de 2018.

 

Prevê-se nova ronda negocial a 9 de outubro.