7 Fevereiro, 2013
Pelo emprego, por remunerações justas, contra a destruição das funções sociais do Estado e contra o Orçamento de Estado para 2013 que o SEP considera ser um ataque brutal às condições de vida dos enfermeiros, apela-se à participação nestas manifestações.

 

Segundo o SEP os ministérios da Saúde e das Finanças não aceitaram a proposta de manter os valores das horas de qualidade e “ir buscar montante igual” aos desperdícios que continuam a existir no setor.

Segundo a mesma fonte sindical o relatório pedido pelo governo ao FMI é um verdadeiro hino ao neoliberalismo, à destruição das funções sociais do estado, do Serviço Nacional de saúde e das carreiras profissionais, incluindo a dos enfermeiros.

“A estagnação no desenvolvimento das carreiras, quando todos os que estamos a trabalhar desde 2004, já deveríamos ter progredido uma posição remuneratória, aumenta e aprofunda a discriminação entre os enfermeiros e perante outros”, afirma o SEP. “A partir deste ano o valor de referência para todos os que ingressarem na profissão é de 1201,48€ mas os que têm até 27 anos de profissão, incluindo os especialistas, é de 1465€” concluem.

Manifestações Distritais

  • Faro às 15,30 na rotunda do Liceu
  • Portimão às 15,30 na Alameda
  • Vila Real de santo António às 15,30 na Praça Marquês de Pombal.