21 Março, 2013
No passado dia 6 de março, o Sindicato dos Enfermeiros Portugueses solicitou ao Conselho de Administração do Hospital Distrital da Figueira da Foz, EPE uma reunião com carácter urgente. Em causa a não renovação de contratos de prestação de serviços a quatro enfermeiros da Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER) alocada à urgência daquela instituição hospitalar, bem como a comunicação feita aos enfermeiros da redução do valor/hora a partir de 1 de Janeiro de 2013 que padece de erro de cálculo.

 

 

No entanto, ao pedido de reunião com caráter urgente, o Conselho de Administração respondeu que “as questões que V. Ex.ª pretende ver esclarecidas são do âmbito do Hospital, não se afigura necessário a realização da reunião solicitada”.

Esta resposta, de uma administração com uma inequívoca postura autista, demonstra a inexplicável recusa de diálogo e consequente esclarecimento sobre as questões apresentadas. É também, um inexplicável incentivo à crispação e ao conflito, além de traduzir um clamoroso desrespeito pela função constitucional e legal que é reconhecida às associações sindicais na defesa dos interesses e direitos legalmente protegidos dos seus associados.

Esta problemática vai ser dada a conhecer ao Senhor Ministro da Saúde, aos Senhores Presidente da ARS Centro e Presidente do Conselho Directivo do INEM e à Senhora Delegada Regional do Centro do INEM.