1 Fevereiro, 2017
Uma grande jornada de luta dos trabalhadores do Sindicato dos Bancários
Os trabalhadores do Sindicato dos Bancários Sul e IlhaS (SBSI) continuam a lutar pelos seus direitos. Estão agendados novos plenários para 6 e 7 de fevereiro.

E a luta vai continuar!

A Direção do SBSI continua a demonstrar  falta de respeito pelos trabalhadores e a não cumprir a legislação em vigor.  Continua a não responder aos ofícios enviados e à moção aprovada e enviada no dia da greve (13 de janeiro).

As organizações intervenientes vão manter-se mobilizadas e a lutar para que a direção sindical do SBSI, cada vez mais dividida e contestada pelos bancários, assuma as suas responsabilidades e retome os processos negociais.

Através das ações de luta continuaremos a dar visibilidade, a combater e a denunciar publicamente junto dos diversos órgãos institucionais, todas as irregularidades promovidas pela Direção do SBSI e a sua fachada pseudo-sindicalista.

Para além das exposições e pedidos de reunião já enviados à Comissão Parlamentar do Trabalho e ao Inspetor-Geral da ACT que aguardamos respostas, foram efetuadas exposições e pedidos de reunião às Centrais Sindicais, CGTP-IN e UGT.

A CGTP que se fez representar no dia da greve e que aí expressou o apoio e solidariedade foi agendada a reunião. A CGTP reafirmou o seu empenho e disponibilidade para intervir em todos os contextos, para que seja resposta a legalidade. Os sindicatos expressaram o seu agradecimento e convidaram a Central Sindical a estar representada nos próximos plenários.

Já da UGT, Central Sindical onde está filiado o SBSI, continuamos a aguardar respostas à exposição e ao pedido de reunião enviados.

Decorrente da decisão dos trabalhadores no dia da Greve, os Sindicatos agendaram os próximos plenários:

– Dia 6/Fev. às 14:30h – Centro Clínico, na Sala de Reuniões do 4º Piso;

– Dia 7/Fev. às 9:30h – USP, na Sala de Pausa do Piso 8;

– Dia 7/Fev. às 14:30h – HSAMS, na Sala de Reuniões do Piso 1

 

Com a Greve de 11 de janeiro e as concentrações realizadas, foram muitas as manifestações de apoio e solidariedade de atuais e antigos delegados e dirigentes do SBSI, que fizeram questão de afirmar que não se revêm nesta postura prepotente e exploradora da Direção do SBSI.

Esta greve também demonstrou que os trabalhadores não cederam à chantagem e às ameaças, de alguns responsáveis de serviços perfeitamente identificados, a mando da Direção do SBSI que a todo o custo tentou calar a revolta!

É inadmissível esta conduta da Direção do SBSI, que há muito deixou de exercer o sindicalismo e ficou desorientada com a grande determinação dos trabalhadores, pelo que para que não existam mais equívocos, aqui relembramos o que consagra a Lei:

  • A greve suspende a relação de emprego e determina que a responsabilidade pelos trabalhadores que exercem esse seu legítimo direito é dos sindicatos que a decretam.
  • Todos os trabalhadores que estão ao serviço, ficam abrangidos pela greve, independentemente da função que exercem e do cargo ou categoria profissional!
  • Neste contexto, em dia de greve os trabalhadores aderentes não têm chefias nem hierarquias. Os trabalhadores em greve, cumprem única e simplesmente as Diretivas de Greve que constam dos pré-avisos emitidos pelos sindicatos, em conformidade com a legislação aplicável.
  • Os trabalhadores em greve não têm o dever legal de receber ordens do patrão ou de funcionários ao seu serviço, independentemente de estes serem diretores, chefes ou outros serviçais!
  • Assim sendo, todas as situações de incumprimento e de boicote à greve, assim como intimidação ou perseguição aos trabalhadores que exerceram este legítimo direito, são consideradas crimes. Caso persistam, os sindicatos acionarão os mecanismos legais para condenação dos infratores já identificados ou que venham a ser identificados.

 

Importa ainda realçar, que nesta Greve, os trabalhadores não se deixaram enganar pela desinformação sobre uma suposta reunião negocial a 18 de Janeiro, prepositadamente difundida por delegados sindicais de um sindicato da UGT, que escolheu de novo estar do lado da Direção do SBSI e contra os seus colegas.

Os sindicatos não servem para fazer fretes aos patrões! Os sindicatos têm que estar do lado dos trabalhadores, na defesa dos seus legítimos direitos e das suas carreiras profissionais.

Esta é e será sempre a postura dos sindicatos, que convocaram os plenários e decidiram com os trabalhadores, as concentrações e a greve concretizadas com êxito! E esta postura será mantida, enquanto os sindicalistas-patrões não retomarem os processos negociais e não cumprirem as convenções coletivas, em vigor!

Para mais informações contacta os Delegados Sindicais destas organizações:
Sindicato Enfermeiros Portugueses (SEP); Sindicato Trabalhadores do Comércio, Escritórios e Serviços de Portugal (CESP); Sindicato Médicos da Zona Sul (SMZS); Sindicato Nacional Técnicos Superiores de Saúde (STSS); Sindicato Nacional Prossionais Farmácia  Paramédicos (SIFAP); Sindicato Fisioterapeutas Portugueses (SFP).