15 Julho, 2015
Processo negocial no SAMS. Sindicatos exigem negociação do Acordo de Empresa já denunciado pela entidade patronal.

Tal como temos vindo a informar, decorrente do não pagamento pela Direcção do SBSI, dos Acréscimos Remuneratórios devidos pelas Férias, Subsídios de Férias e Subsídios de Natal, os Sindicatos Representativos dos Trabalhadores: CESP, SEP, SMZS, SFP, SIFAP e STSS, decidiram apresentar queixa junto da Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT), entidade ministerial responsável pela inspecção e regulação das condições de trabalho.

Este processo de denúncia dos Sindicatos, decorrente da revisão dos clausulados das diversas convenções, foi iniciado em 2013 e determinou entretanto a instauração contra o SBSI, de 5 Processos de Contra-Ordenação por parte da ACT, cuja evolução estes Sindicatos têm vindo a acompanhar.

A instauração destes Processos pela ACT, vem dar razão a estes Sindicatos que desde Setembro de 2011, data de início da Revisão dos Acordos de Empresa e restantes Convenções Colectivas, tem vindo a requerer à Direcção do SBSI que cumpra o que nelas está acordado e efectue estes pagamentos.

Os Sindicatos continuam a acompanhar junto da ACT todo este processo, prevendo-se para breve uma decisão, da qual daremos oportunamente conhecimento aos nossos sócios.

Quanto ao processo de Revisão dos Acordos de Empresa, a última reunião com a Direcção do SBSI decorreu em 4 de Fevereiro e desde então continuamos a aguardar a continuidade desta negociação, mantendo-se da parte destes Sindicatos toda a disponibilidade para o efeito.

Para mais informações contacta os Delegados Sindicais destas organizações: Sindicato Enfermeiros Portugueses (SEP); Sindicato Trabalhadores do Comércio, Escritórios e Serviços de Portugal (CESP); Sindicato Médicos da Zona Sul (SMZS); Sindicato Nacional Técnicos Superiores de Saúde (STSS); Sindicato Nacional Prossionais Farmácia  Paramédicos (SIFAP); Sindicato Fisioterapeutas Portugueses (SFP).