9 Abril, 2018
Foi lançada a proposta para ​um Acordo de Empresa na Misericórdia do Porto
Respondendo ao apelo dos enfermeiros da Santa Casa da Misericórdia do Porto para elaborar um Acordo de Empresa próprio, à semelhança do que foi construído na Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, reunimos e propusemos tal intenção ao Sr. Provedor.

 

Com este propósito, decorreu a reunião com o Sr. Provedor da Santa Misericórdia do Porto (SCMP) e com o ​seu Diretor de Recursos Humanos, a 6 de abril​ deste ano.

​A SCMP tem diversos ​estabelecimentos de saúde e apoio social onde trabalham cerca de 318 enfermeiros distribuídos pelos Hospita​is Conde Ferreira ​e Prelada​,​  Centro de Medicina Física ​e Reabilitação do Norte, ​alguns lares e a prisão feminina de Stª Cruz do Bispo​.

​Os enfermeiros que trabalham na Santa Casa da Misericórdia do Porto têm diferentes situações contratuais, dependendo do ​estabelecimento onde trabalham, e da época em que estabeleceram o seu Contrato Individual de Trabalho.

O que não estiver contemplado no seu Contrato Individual de Trabalh aplica-se-lhes o já ​ultrapassado Acordo Coletivo de Trabalho “Abrantes de 2010” e o Código do Trabalho.

​É um direito dos enfermeiros da SCMP reivindicar o seu próprio Acordo de Empresa à semelhança do que foi conseguido ​para os enfermeiros ​​da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa. O Sr. Provedor ficou de analisar a situação, comprometendo-se em dar uma resposta no prazo de 2 meses.