11 Maio, 2016
O Sindicato dos Enfermeiros Portugueses e o Sindicato dos Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais do Sul e Regiões Autónomas promovem um Debate aberto a todos os trabalhadores no Centro Hospitalar do Algarve – Auditório do Hospital de Portimão, a partir das 14h, com o objectivo de debater o Stress Laboral e Assédio Moral – suas consequências e prevenção. 

Estudos recentes apontam para mais de 850 mil trabalhadores que já foram alvo de assédio moral e cerca de 59% sofre de stress laboral, com tendência crescente nos últimos anos. Naturalmente que esta realidade não pode ser dissociada da degradação das condições sócio-económicas, a par da escassez de recursos provocadas pelos cortes, também no sector da Saúde.

E é por se constatar que cada vez mais os trabalhadores e trabalhadoras do Centro Hospitalar do Algarve também estão sujeitos ao assédio e ao stress, sobretudo por pertencerem à área da Saúde, por trabalharem por turnos e porque a população trabalhadora é maioritariamente do género feminino, que os riscos Psicossociais no local de trabalho são um tema de discussão obrigatória e soluções emergentes.

Foram convidados o Enfermeiro Director do Centro Hospitalar do Algarve , a Associação Portuguesa de Apoio à Vítima, a Autoridade para as Condições de Trabalho e a Comissão para a Igualdade entre Mulheres e Homens/CGTP-IN.

Pretende-se que em conjunto possam ser encontradas estratégias organizacionais e individuais a serem implementadas, a fim de criar um ambiente favorável à prática, que ofereça um local de trabalho seguro e saudável, contribuindo igualmente para uma maior produtividade e melhor prestação de cuidados aos utentes.