1 Setembro, 2014
As situações de carência de enfermeiros, no serviço de Gastrenterologia do Santa Maria, há muito têm vindo a ser denunciadas pelo Sindicato dos Enfermeiros Portugueses. O serviço está em rutura.

 

Durante o mês de Setembro, o serviço de gastrenterologia com dotação pata 21 doentes, fica assegurado apenas por 6 enfermeiros. Para esta situação e a acrescer à carência as férias e licença de casamento previstas na equipa. Este é um serviço de internamento que funciona 24 sobre 24 horas por dia, 7 dias por semana e desta forma, os elementos não conseguem dar resposta às necessidades dos utentes e das suas famílias.

Os últimos Governos, numa clara linha de desinvestimento dos serviços públicos, têm dificultado a admissão de trabalhadores na Administração Pública o que tem agravado a carência de enfermeiros com a não substituição das saídas, provocando dotações não seguras nos serviços.

Nos últimos dois anos saíram 179 enfermeiros do Centro Hospitalar Lisboa Norte e a estes somam-se os cerca de 30 que saíram só este ano. É por isso, insuficiente a anunciada contratação de 75 enfermeiros. Os cuidados de saúde de muitos serviços são assegurados à custa do recurso a horas extraordinárias, à redução de elementos por turno, comprometendo a segurança dos cuidados e sobrecarregando as equipas, o que tem provocado um elevado desgaste.

O Sindicato dos Enfermeiros Portugueses vem, mais uma vez, exigir a contratação urgente de enfermeiros para o Centro Hospitalar em número adequado às necessidades!