12 Maio, 2014

Pela primeira vez o SEP reúne com os 16 Presidentes de Câmara Algarvias e considera que é a melhor forma de comemorar o Dia Internacional do Enfermeiro. O objetivo é que seja assumido por todos que a admissão de mais enfermeiros seja uma prioridade nacional.

Segundo o SEP a admissão de enfermeiros para a região deve ser encarado como uma prioridade nacional porque comparativamente a outras regiões do país é a que tem a mais baixa taxa de enfermeiros por 1000 habitantes, 4,72, abaixo da média nacional que é de 5,7. Quando esta relação tem por base a média europeia, 9,8, então a diferença é ainda mais grave.

Ainda segundo a mesma fonte sindical contacta-se uma degradação do estado da saúde na região materializada numa diminuição da acessibilidade, qualidade e segurança dos cuidados.

Um dos factores que concorre para este agravamento é a carência de recursos humanos e materiais e um outro será a inexistência de um plano estratégico de articulação dos serviços de saúde.

A diminuição das condições sócio-económicas dos algarvios está também identificado razão pela qual, defendem “o funcionamento dos serviços de saúde não deveriam ser colocados em causa para colmatar as maiores dificuldades dos cidadãos”.

Informação enviada à Comunicação Social a 12 de Maio de 2014