3 Agosto, 2018
Hospital Amadora-Sintra: aqui a progressão não é ilusão
Vitória em conjunto com os enfermeiros - o descongelamento avança em agosto. Vale a pena lutar.

 

O Conselho de Administração anunciou, via Boletim informativo, a 18 de julho, que iria avançar já em agosto com as progressões previstas no Acordo de Empresa (AE).

A progressão será conforme o previsto na Lei do Orçamento do Estado, isto é, com a total contabilização do tempo de serviço.

Este anúncio surge após reunião com a administração a 13 de julho onde procurámos, mais uma vez, encontrar as melhores soluções para os problemas dos enfermeiros, nomeadamente o descongelamento das progressões previstas no AE e a adesão do hospital aos Instrumentos de Regulamentação Coletiva de Trabalho (IRCT) dos CIT subscritas por todas as outras EPE.

A nossa assinatura dependeria do descongelamento das progressões com contagem de todo o tempo de serviço.

A opção pela adesão aos IRCT caberia a cada enfermeiro que pode, então, escolher entre permanecer no AE ou aderir aos IRCT.

A Administração mostrou-se disponível advertindo, no entanto, que a decisão estaria dependente do aval ministerial, que se concretizou.

Após esta notícia reunimos com os enfermeiros a 30 de julho. Transmitimos o resultado da reunião com o Conselho de Administração. Para além dos aspetos referidos acima defendemos ainda a abertura de vagas para concurso de acesso à categoria de especialista prevista no AE e fomos informados que para além das 7 para Saúde Materno e Obstétrica iriam abrir mais 25.

Manifestámos ainda a nossa preocupação relativamente à carência de enfermeiros. A Administração comunicou que tem apenas 5 vagas autorizadas e que necessitaria de 104 contratações.

Defendemos:

• Que todo o tempo de serviço deve ser considerado para efeitos de progressão, incluindo o de estágio;

• A abertura de mais vagas para especialista;

• Regras de transição para a grelha salarial da Carreira de Enfermagem da Administração Pública, para quem no futuro quiser optar pelos IRCT, não baixe o seu salário;

• Dotações seguras.

A próxima reunião com a administração realiza-se a 4 de setembro.