9 Maio, 2018
Greve e concentração no Hospital Santa Maria dia 24 maio
Os enfermeiros do Centro Hospitalar Lisboa Norte, de forma a exigir a contratação de mais enfermeiros, vão estar em greve no dia 24 de maio (das 10h30 às 12h30) com concentração à porta do Hospital Santa Maria, pelas 11 horas.

 

PELA CONTRATAÇÃO IMEDIATA DE ENFERMEIROS NO CHLN

A carência de enfermeiros no Centro Hospitalar Lisboa Norte (CHLN) há muito é denunciada e combatida pelo SEP e pelos enfermeiros desta instituição.

Desde 2010 houve uma redução de 180 enfermeiros no CHLN. Só no corrente ano saíram cerca de 100 enfermeiros, 56 deles especialistas.

Não se prevê a contratação de mais enfermeiros e apenas alguns foram admitidos para a área da obstetrícia.

A já grave carência de enfermeiros vai agudizar-se, nomeadamente em período de férias e os serviços estão em risco de rutura.

A carência de enfermeiros no CHLN provocou a redução do número de enfermeiros por turno, a realização de trabalho extraordinário programado, centenas de feriados não gozados, redução de folgas, o aumento de ritmos de trabalho, “burnout”, entre outros.

Estes profissionais vão estar em greve e concentração à porta do hospital de Santa Maria, no dia 24 de maio. Irão ainda entregar, nesse dia, à Administração do CHLN/ Ministério da Saúde o abaixo-assinado subscrito por cerca de centenas de profissionais.

Os enfermeiros exigem dotações seguras e a admissão imediata de enfermeiros no centro hospitalar Lisboa norte para fazer face às necessidades.