28 Novembro, 2017
Grave carência de Enfermeiros no Centro de Saúde de Aguiar da Beira
Decorrente das intervenções sindicais nos locais de trabalho, fomos confrontados com a grave e preocupante carência de enfermeiros no Centro de Saúde de Aguiar da Beira. Prestação de cuidados com qualidade, acesso e segurança estão comprometidos. 

A equipa de enfermagem tem assistido à diminuição do número de elementos desde setembro de 2016, contando no presente com apenas três enfermeiros a prestarem cuidados a uma população de cerca de 5472 utentes e 2111 famílias.

Para além disso, a inexistência de Unidade de Cuidados na Comunidade acarreta acréscimo de trabalho em atividades de promoção da saúde e prevenção da doença, por natureza desenvolvidas nessa unidade.

Estão, desta forma, em risco cuidados prestados no domicílio a pessoas dependentes, cuidados infantis, cuidados maternos, saúde escolar e o trabalho com os grupos comunitários de risco – como a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens em Risco, a Intervenção Precoce ou o Núcleo Local de Inserção.

A Direção Regional da Beira Alta do Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP), nas intervenções sindicais desenvolvidas nos locais de trabalho, confrontou-se com a grave carência de enfermeiros no Centro de Saúde de Aguiar da Beira que, para além de colocarem em causa a prestação de cuidados de qualidade, influenciam as condições de trabalho dos enfermeiros.

 

Nota envida à comunicação social a 27 de novembro de 2017