14 Dezembro, 2016
Consultas à chuva em Unidade de Saúde Familiar no Algarve
Hoje na Unidade de Saúde Familiar Loulé, no Centro de Saúde de Loulé, algumas consultas foram realizadas com a chuva a cair dentro do gabinete. Na Unidades de Saúde Familiar Albufeira chove em dois gabinetes. Os utentes estão a reclamar no livro amarelo por serem atendidos nestas condições.

 

Estas duas USF funcionam em contentores que têm vindo a degradar-se ao longo dos anos, razão pela qual sofrem infiltrações de água que comprometem o sistema eléctrico e o funcionamento dos telefones, bem como a integridade dos equipamentos, nomeadamente informáticos.

Alguns funcionários têm vindo a queixar-se de reações alérgicas do foro respiratório e dermatológico, que atribuem ao isolamento térmico/acústico do contentor que está podre, segundo dizem.

O serviço de Saúde Ocupacional da ARS Algarve está desprovido dos recursos humanos necessários e suficientes para fazer o levantamento dos riscos a que os profissionais estão expostos no seu local de trabalho, bem como a elaboração de proposta das necessárias medidas preventivas, que cabe à ARS garantir. A inexistência de médico do trabalho não assegura aos trabalhadores as consultas de vigilância, assim como exames de saúde, obrigatórios por Lei de 2 em 2 anos.

É inadmissível que os utentes estejam sujeitos a estas condições, num espaço físico que deveria ser um exemplo de promoção da sua Saúde. Exige-se que os profissionais tenham um ambiente de trabalho seguro.

 

Informação enviada à Comunicação Social a 14 de dezembro de 2016.