12 Maio, 2016
A profissão de Enfermagem comemora hoje o Dia Internacional do Enfermeiro. O tema lançado pelo Conselho Internacional dos Enfermeiros aborda a resiliência dos enfermeiros na sustentabilidade dos serviços de saúde. 

Os efeitos do ataque aos direitos dos trabalhadores, fizeram sentir-se de forma particularmente penosa sobre os enfermeiros e enfermeiras, sobre as suas famílias, sobre o país que muitos tiveram que deixar para trás, na busca de uma perspectiva de futuro ou para fazer face ao desemprego e ao desespero.

A classe de Enfermagem celebra hoje, cautelosa e atenta, a conquista do compromisso do Governo de voltar às 35h semanais, a bem do seu direito a ter saúde, a viver em família e participar na sociedade, mas também em benefício da saúde daqueles/as de quem cuidam.

A falta de Enfermeiros tem tido consequências inqualificáveis, enfermeiros completamente esbulhados dos mais elementares direitos, sem Folgas, sem horário de saída dos serviços, sem direito a estar com os seus filhos, enfermeiras pressionadas para abdicar de amamentar os seus filhos, sem direitos a condições de trabalho salubre. Encontramos diariamente profissionais doentes, em risco de exaustão, com impacto directo na vida dos que estão ao seu cuidado.

São muitos os problemas que identificam enquanto classe, estão porém convictos e inabaláveis na determinação de conquistar as adequadas soluções.

É urgente olhar e escutar a esta classe, é urgente cuidar de quem cuida!