28 Agosto, 2018
Os enfermeiros estarão amanhã, 29 de agosto, em greve pelo descongelamento das progressões, pelo pagamento do suplemento remuneratório aos especialistas e pela admissão de mais enfermeiros. Haverá concentração, pelas 10 horas, à porta do Hospital S. Sebastião.

 

O congelamento das progressões aconteceu em 2005 e em 2008 foi imposto aos enfermeiros que os anos de serviço se transformassem em pontos, sendo considerado que estaríamos “a somar” esses referidos pontos desde 2004.

Finalmente, em 2018, o Orçamento do Estado consagrou o descongelamento das progressões e para os enfermeiros é um dado adquirido que os anos sejam transformados em pontos e que esses pontos signifiquem progressões remuneratórias.

Contudo, apesar da administração ter o poder e autonomia para decidir e avançar com a progressão para todos os enfermeiros independentemente do vínculo, continua sem atribuir qualquer ponto para efeitos do descongelamento das progressões.

Para além disso, também o pagamento do suplemento remuneratório aos enfermeiros especialistas não foi concretizado de forma justa e correcta, isto é, continuam ainda a haver enfermeiros especialistas a quem não foi pago o referido suplemento mesmo estando a desempenhar funções.

Os enfermeiros do CHEDV lutam ainda pela admissão de mais enfermeiros para que se cumpram as dotações seguras.

 

Nota enviada à comunicação social a 28 de agosto de 2018.