5 Abril, 2018
ARS do Algarve obriga enfermeiros a pagar danos em viaturas
Duas enfermeiras das UCC (Unidade de Cuidados na Comunidade) de Portimão e Faro foram notificadas para pagamento de danos em viaturas de serviço da Administração Regional de Saúde (ARS) do Algarve levando outros colegas a recusarem-se conduzir.

 

Em carta assinada pelo Presidente da Administração Regional de Saúde (ARS) do Algarve, é exigido o pagamento no prazo de dez dias úteis, sob pena de avançar para procedimento disciplinar, reservando-se ainda ao direito de “na falta de pagamento voluntário, proceder ao desconto da importância em dívida no seu vencimento mensal”.

Esta atitude por parte da ARS gerou uma onda de indignação e protesto. De imediato vários enfermeiros e outros profissionais se solidarizaram subscrevendo cartas de recusa de condução.

Até ao momento as UCC de Faro, Portimão, Lagoa e Silves remeteram a missiva e é esperado que os profissionais de outras UCC sigam o exemplo.

Não faz parte das funções dos enfermeiros a condução de viaturas. Mas ainda assim, ao longo dos anos, quer por falta de viaturas, quer por falta de motoristas, os enfermeiros têm assegurado visitas domiciliárias e outras atividades na comunidade a pé, conduzindo viaturas de serviço (muitas vezes sem condições de segurança, higiene e conforto) e até as suas próprias, pagando do seu bolso.

Apesar das dificuldades enfrentadas diariamente e de serem devidas horas de trabalho, mesmo assim insuficientes para dar resposta a inúmeras solicitações, o esforço sobre humano que têm vindo a desenvolver para assegurar o máximo possível os cuidados à população é agora “compensado” com uma atitude inaceitável por parte da ARS. Atitude meritória de total rejeição por parte dos profissionais.

No passado dia 20 de março estivemos reunidos com o Presidente da ARS, onde reiterámos a necessidade urgente de reforço de meios humanos e viaturas para a região do Algarve.

Tendo sido reconhecido pela própria ARS o esforço dos profissionais para a prossecução da missão da instituição, é absolutamente incompreensível que venham agora exigir o pagamento de danos que resultam de acidentes.

Responsabilizamos a ARS Algarve por todos os cuidados/atividades à comunidade que sejam desmarcados ou que não tenham qualquer resposta.

Exigimos ainda que seja revogada a decisão de pagamento de danos em viaturas por parte dos profissionais e, de uma vez por todas, sejam concretizadas soluções urgentes para os problemas da Saúde no Algarve.

 

Nota enviada à comunicação social a 5 de abril de 2018.