28 Abril, 2017
37 enfermeiros do Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho em risco de despedimento
Os enfermeiros contratados a termo concentraram-se no dia 27 abril no Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho (CHVN/Gaia), pelo possível despedimento de 37 profissionais. A instituição não cumpre o compromisso assumido com o Ministério da Saúde.

 

Os enfermeiros com Contratos Individuais de Trabalho (CIT) a termo concentraram-se junto ao Conselho de Administração do CHVN/Gaia, tendo acabado por ser recebidos pela enfermeira-diretora. O SEP também esteve presente e questionou a entidade sobre o iminente despedimento de 37 enfermeiros.

Apesar de estarem a dar resposta a necessidades permanentes, estes profissionais detêm um vínculo precário e terminam o seu contrato no final do mês.

Existe ainda o risco de os serviços, onde trabalham estes enfermeiros, entrarem em ruptura, pondo em causa a qualidade dos cuidados de saúde na instituição.

O SEP sublinhou o compromisso assumido pelo Ministério da Saúde em regularizar e renovar todos os contratos desde que devidamente fundamentados pelos Conselhos de Administração. “É nossa prioridade a resolução destas situações”, alega a enfermeira diretora. “Serão feitas todas as diligências necessárias junto do Ministério da Saúde”.

Fica o compromisso da entidade em não avançar com qualquer despedimento.