“ELA em ConTaCto” é mote do evento que assinala Dia Mundial da Esclerose Lateral Amiotrófica

Data: 21 de junho, Dia Mundial da Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA)

Local: Fórum Picoas, Lisboa

Hora: 14h – 18h30

 

No ano em que assinala o seu vigésimo aniversário, a Associação Portuguesa de Esclerose Lateral Amiotrófica (APELA) organiza a 21 de Junho, Dia Mundial da ELA pelas 14h00 no Fórum Picoas, um evento que destaca a importância dos cinco sentidos numa doença que é conhecida por “aprisionar a pessoa no seu próprio corpo”.

 

Todos os anos a Associação destaca um dos cinco sentidos como forma de sensibilizar para o impacto e a incapacitação provocados pela doença na vida de quem, directa ou indirectamente, é afectado por ELA. Este ano o destaque será dado ao tacto num debate alargado que inclui abordagens que vão deste os sintomas e tratamento da doença, às diversas tecnologias de apoio à comunicação existentes para promover a inclusão digital da pessoa com ELA, à expressão corporal. Será ainda dado palco à reflexão sobre os novos usos do corpo na sociedade atual e de que forma é possível fazer nascer novas formas de arte corporal por intermédio desses usos, dessas reinvenções e readaptações.

 

“ELA em contacto” é o evento que reúne doentes, cuidadores, académicos e profissionais de saúde com o propósito de despertar consciências e de promover uma maior literacia para a saúde na Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA).