24 Abril, 2013
Reunimos com o Conselho de Administração do Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro e destacamos o reposicionamento de todos os Contratados de Trabalho em Funções Públicas. Ficam a faltar os enfermeiros em Contrato Individual de Trabalho.

Sobre o Reposicionamento CIT, o SEP fundamentou a reivindicação sustentada na legislação e na autonomia das EPE, que aliás o ministro da saúde já reiterou. Presidente do CA informou que, numa reunião na ARS Norte, os 17 hospitais da região norte concertaram posições no sentido de não reposicionar. É inadmissível que, relativamente, aos enfermeiros e às suas justissimas reivindicações existam sempre dúvidas e “falta de vontade”. Face à informação que mais um hospital assumiu começar a pagar em Maio, a administração ficou de reavaliar e dar uma resposta definitiva no prazo de 15 dias. Afirmaram que o salário a pagar quando se concretizarem novas admissões serão os 1201,48€.

Em discussão esteve também o pagamento dos retroativos relativos à aplicação do DL 62/79 cujo compromisso tinha sido assumido pela anterior administração, mas não cumprido. A nova administração assumiu que irá pagar.

Transferência de Doentes versus diminuição do número de Enfermeiros. É uma preocupação também do enfermeiro diretor e vai apresentar uma proposta. SEP reafirmou que para as evacuações urgentes deverá haver uma escala de prevenção. Para os acompanhamentos programados devem ser os enfermeiros responsáveis pelos doentes sendo que todo o trabalho efetuado para além do horário normal diário terá que ser pago em extraordinário.

Reorganização do Centro Hospitalar. Hospital da Régua, manter-se-à até ao meio do ano. Vila Pouca de Aguiar estava previsto fechar no início de maio e foi solicitado mais tempo à tutela que apenas concedeu 15 dias. Está previsto o encerramento para 15 de maio. Enfemeiros serão mobilizados de acordo com as suas preferências. Lamego, pretendem dotar o hospital com todas as especialidades, nas consultas externas e em Chaves está previsto abrir mais camas para cuidados paliativos.