13 Maio, 2015
ACES Pinhal Litoral tem mais enfermeiros
O SEP denunciou publicamente a grave carência de enfermeiros no ACES Pinhal Litoral. Finalmente os 10 enfermeiros chegam.

 

 

No início de 2014 o SEP denunciou publicamente a grave carência de enfermeiros no ACES Pinhal Litoral e sinalizou a mesma junto dos responsáveis políticos (Diretora Executiva e Presidente da ARS Centro). Na altura, nenhuma medida em concreto foi tomada e a situação, tal como o SEP previu, agravou-se e os Centros de Saúde Dr. Arnaldo Sampaio e da Marinha Grande entram em rutura.

Em junho de 2014, face a inoperância daqueles responsáveis políticos, os enfermeiros, exaustos e sem condições mínimas para o exercício da sua actividade profissional, foram obrigados a encetar  ormas de luta (Vigília, Concentrações/Manifestações e Greves), exigindo melhores condições de trabalho e lutando também pelo direito dos utentes a cuidados de saúde com qualidade e prestados em segurança.

Decorrente destas iniciativas, foram de imediato admitidos 2 enfermeiros no C.S. Dr. Arnaldo Sampaio, número que fica muito aquém das necessidades identificadas. Só para os Centros de Saúde acima citados seriam necessários pelo menos mais 20 enfermeiros.

Agosto de 2014

O SEP obrigou a ARS Centro ao compromisso de que seriam contratados mais 10 enfermeiros.

Maio de 2015

Finalmente os 10 enfermeiros chegam ao ACES Pinhal Litoral. Sabemos que é manifestamente insuficiente para as necessidades identificadas, mas para quem afirmo.